ACINP CDL

ACINP CDL

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE NOVO PROGRESSO - PARÁ

SAC ACINP CDL
(93) 98130-3222
(93) 98134-3927
(93) 98130-3222
(93) 3528-1909
(93) 35281809

Email: sac@acinpcdl.com.br

Endereço
Avenida Brasil 981 - sala c
Bairro Rui Pires de Lima

Atendimento Fones: (93) 3528-1909 / 3528-1908 / 9.8130-3222 / 9.8406-2568
  • Inicio
  • Institucional
    • Colaboradores
    • História
    • Missão
    • Diretoria
      • Perfil do presidente
      • Galeria dos Presidentes
  • Filie-se
  • Serviços
    • Balcão de emprego
    • Cursos
    • Consultoria Jurídica
    • SPC Brasil
    • Cadastro Positívo
    • Jucepa
    • Convênios
  • Notícias
  • Galeria
    • Eventos e Palestras
    • Certificação dos cursos
    • Galeria de Fotos
  • Contato
ACESSARSPC BRASIL
  • Home
  • Notícias
  • Notícias
  • Após dois meses seguidos de crescimento, demanda da micro e pequena empresa por crédito cai para 12,04 pontos, mostra indicador
15 de abril de 2021

Após dois meses seguidos de crescimento, demanda da micro e pequena empresa por crédito cai para 12,04 pontos, mostra indicador

Após dois meses seguidos de crescimento, demanda da micro e pequena empresa por crédito cai para 12,04 pontos, mostra indicador

de Everson Vieira Stallbaum / sexta-feira, 21 outubro 2016 / Publicado em Notícias
Oito em cada dez micro e pequenos empresários não planejam tomar crédito para seus negócios, revela indicador do SPC Brasil e da CNDL; apenas 18% vão fazer investimentos nos próximos 90 dias

O Indicador de Demanda por Crédito da Micro e Pequena Empresa recuou de 15,47 pontos para 12,04, na passagem de agosto para setembro. A queda sucede dois meses seguidos de alta. Na comparação anual, ante setembro de 2015, o índice registrou uma leve melhora, indo de 11,11 pontos para os atuais 12,04. Os dados são apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Quanto mais próximo de 100, maior é a probabilidade de os empresários procurarem crédito e, quanto mais próximo de zero, menos propensos eles estão para tomar recursos emprestados para os seus negócios.

Sem título 

Em termos percentuais, 85,2% dos empresários consultados não tem intenção de contratar crédito nos próximos três meses, contra 6,9% que pretendem fazê-lo. A principal razão para não contratar crédito é o fato de muitos desses empresários conseguirem manter-se com recursos próprios, mencionado por 37,6% deles. Para 26,0%, o que pesa é o fato de quererem fazer investimentos que não exigem recursos de terceiros, tendo em vista o atual momento econômico. Também se destaca o percentual de 21,7% que citam as altas taxas de juros.

Questionados sobre o grau de dificuldades que encontram para conseguir empréstimos e financiamentos para a sua empresa, a maior parte dos entrevistados diz considerar difícil (36,9%).

Para 19,9%, porém, a tomada de crédito é tida como fácil. Entre aqueles que consideram difícil a contratação de crédito, 36,1% apontam os juros elevados como a principal razão da dificuldade e 30,7% mencionam o excesso de burocracia. Já entre os que consideram fácil, um quarto (25,3%) aponta o bom relacionamento com o banco como a razão da facilidade.

Empréstimos em instituições financeiras é a modalidade de crédito mais citada como difícil de ser contratada, mencionada por 26,4% dos entrevistados. Em seguida aparecem os financiamentos em instituições financeiras (15,8%) e o crédito junto a fornecedores (11,3%).

Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o momento econômico tem deixando os empresários receosos em assumir novas dívidas. “Diante das incertezas que ainda pairam sobre os rumos da economia, os empresários estão reticentes para assumir compromissos financeiros de longo prazo, já que os juros estão elevados e a demanda do consumidor segue em baixa por conta da queda da renda e do aumento do desemprego. Some-se a isso o fato de que as micro e pequenas empresas têm mais facilidade para se manter com recursos próprios e, por isso, a contratação de linhas de crédito não faz parte da realidade do pequeno empresário tanto quanto do grande”, diz Pinheiro.

Indicador de Investimentos apresenta queda em setembro; 72% dos empresários não pretendem investir

Outro dado apurado pelo SPC Brasil e pela CNDL é a propensão de investimentos dos micro e pequenos empresários. Neste caso, o Indicador de demanda por Investimento apresentou recuo na comparação anual, passando de 26,61 pontos em setembro de 2015 para 24,15 em setembro deste ano. Na variação mensal, entre agosto e setembro, o indicador caiu de 28,08 pontos para os 24,15 atuais. A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que quanto mais próximo de 100, maior o número de empresários dispostos a investir; quanto mais distante de 100, menos essa propensão.

O resultado de setembro, ainda distante dos 100 pontos, revela que a maior parte dos empresários não estão dispostos a empregar recursos na melhoria ou expansão dos negócios nos próximos 90 dias. Em termos percentuais, 72,0% dos micro e pequenos empresários afirmaram que não pretende investir. A principal razão para isso é a percepção de que não há a necessidade, mencionada por 43,3% desses empresários. Outra justificativa importante é que, em épocas de crise, falta confiança para investir (37,8%).

Refletindo a queda do indicador, o percentual de empresários que pretendem investir caiu de 21,7% para 18,0%. A maior parte desses empresários (52,1%) relata que planeja investir para aumentar as vendas. Outros 16,0% disseram que o fazem para adaptar a empresa a uma nova tecnologia, ao passo que 13,9% investem para conseguir atender ao crescimento da demanda. O principal tipo de investimento é a reforma de empresa (33,3%), seguida da ampliação de estoque (22,9%), ações de comunicação e propaganda (18,8%) e compra de equipamentos e maquinário (16,0%).

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, “com planejamento, o crédito pode ser uma via de crescimento para os empresários que têm planos de investir. Políticas que reduzam o custo do crédito e retirem os entraves para contratação, sem aumentar o risco dos bancos, podem traduzir-se em oportunidades de expansão de muitos negócios. A questão é que o empresário precisa se planejar para contratar linhas adequadas ao seu perfil e fazer um controle rigoroso para não cair na inadimplência”, explica.

Metodologia

Os Indicadores de Demanda por Crédito e de Propensão para investimentos do Micro e Pequeno Empresário (IDCI-MPE) calculados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) levam em consideração 800 empreendimentos com até 49 funcionários, nas 27 unidades da federação, incluindo capitais e interior. As micro e pequenas empresas representam 39% e 35% do universo de empresas brasileiras nos segmentos de comércio e serviços, respectivamente.

 

Informações à imprensa:

Vinícius Bruno

(11) 3251 2035 | (11) 9 7142 0742

vinicius.bruno@spcbrasil.org.br

Renan Miret

(11) 3254 8810 | (11) 9 7215 6303

renan.miret@inpresspni.com.br

BAIXAR ARQUIVOS

  • Release
  • Análise

Sobre Everson Vieira Stallbaum

O que você pode ler em seguida

39% dos consumidores vão gastar menos na Páscoa, revela pesquisa do SPC Brasil
CAUTELOSOS, 82% DOS MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS NÃO PENSAM EM CONTRAIR CRÉDITO PARA SEUS NEGÓCIOS
Empréstimos e cartões de loja são os principais vilões da inadimplência, aponta pesquisa do SPC Brasil

Últimas notícias

  • Diretoria – Biênio 2020-2022

    0 comentários
  • I Seminário SEMMA-NP | Inscrição gratuita |

    0 comentários
  • Palestra Cassiano Pellez

    0 comentários
  • Palestra: Os segredos do atendimento e vendas

    0 comentários
  • ACINP CDL – Destaques no ano de 2018

    0 comentários

Categorias

GET A FREE QUOTE

Please fill this for and we'll get back to you as soon as possible!

© ACINP CDL - Todos os direitos reservados!.

TOP