
PRESERVE AS LOJAS DA SUA CIDADE: PORQUE COMPRAR EM SUA CIDADE PODE FAZER SUA VIDA MELHOR!
Este texto é mais do que um manuscrito em defesa dos interesses dessa ou daquela categoria. Tampouco é uma ode de repúdio aos grandes conglomerados transnacionais e seus produtos e serviços onipresentes. É somente a forma de expressar uma ideia sobre os benefícios de comprar seus produtos e serviços na esquina ao lado da sua casa ou do seu trabalho.
Sou um usuário assíduo da internet, tenho um iphone, conta no facebook, instagran, e-mail, blog e já comprei muita coisa on-line, inclusive o notebook no qual escrevo este texto. Também já viajei algumas vezes ao exterior e fiquei maravilhado com a diversidade, qualidade, facilidade e, sobretudo, com a diferença (para menos, ou melhor, muito menos) dos preços praticados lá em relação aos daqui do Brasil. Como paulistano, vivi por anos a cultura do shopping, comprando e frequentando-os assiduamente.
Há dois anos, após trabalhar como funcionário público, professor, autônomo e consultor em diversas empresas, resolvi abrir um pequeno negócio, trata-se da Mercadores de Vinhos, uma lojinha localizada no subsolo de uma rua secundária do movimentado e afamado centro da cidade turística mais charmosa do país. Em nossa lojinha, que chamamos carinhosamente de Enoteca, vendemos vinhos e, de lambuja, contamos histórias sobre os produtores e seus produtos, sugerimos harmonizações, oferecemos safras antigas que não estão mais disponíveis para venda.
A loja tem recebido elogios e vem ganhando uma clientela assídua e fiel, mas está difícil competir e, ainda por cima, com o governo de sócio.
Nossos preços provavelmente não são mais baixos que o da Megastore da capital, nossa seleção de vinhos certamente é menor que a da empresa.com. Mas existem outras variáveis a serem consideradas e que nos favorecem.
Mas por que comprar na lojinha ao lado da sua casa pode valer a pena?
Já notou que o nosso tempo é algo que valorizamos mais a cada dia?Pois é, comprar na lojinha da esquina te poupa o tempo de tirar o carro da garagem Mas tem o preço e a variedade… lá no Shopping tem de tudo e o preço é uma pechincha. Então por que vou pagar mais caro na lojinha?
É verdade que comprar no shopping é uma beleza, tem tudo em um só lugar, mas já tentou obter detalhes com a barista sobre quem produz aquele café colombiano “super bem tirado” em um copo de isopor? Já tentou questionar o sushiman sobre como pode o niguiri de salmão e o de atum terem formatos tão diferentes entre eles e, ao mesmo tempo, a mesma cor em ambos os peixes? Isso sem falar nas “ombradas” e “bolsadas” que a gente leva no corredor, na fila pra validar o cartão de estacionamento e na completa impessoalidade do atendimento.
Não sei se isso já aconteceu contigo, mas adoro quando vou na lojinha da esquina e a dona da quitanda (aqui no RS é fruteira) me diz: “Boa tarde, Enzo! A pimenta verde que você gosta pra usar no molho chegou hoje e está fresquinha!” Ela não custa mais barato que na Quinta-feira dos Descontos de Horti-Fruti do supermercado, mas tem procedência e vem com um recheio de carinho e de pessoalidade que vale qualquer que seja a diferença.
Mas da internet é difícil ganhar, né? Eu não gasto o meu tempo, não saio de carro e ainda consigo um preço mais em conta recebendo na minha casa! Cadê a vantagem da lojinha?
Pois é, amigo, na lojinha o produto é mostrado ao vivo, a entrega é imediata e a reclamação caso o produto não seja o que se espera tem aquele olho no olho que nenhum SAC oferece. Aliás, não ter que ligar ou escrever via chat para o SAC já faz valer a pena a compra na lojinha!
Vão mais alguns argumentos pró-lojinha:
- Dá pra ligar para o dono ou para o gerente e pedir a entrega do produto quentinho ou geladinho na hora do aperto;
- Dá pra arredondar o troco e dá até pra pendurar quando esquecer a carteira (se você for cliente frequente da casa, às vezes nem paga!);
- Dá pra provar o queijo, a mortadela, o pão de queijo, o vinho, a maçã de graça e ainda opinar se vale ou não a pena tê-lo no portfólio;
- Serve pra desenferrujar as articulações (afinal, não tem escada rolante na lojinha);
- E ainda faz bem pro planeta, diminuindo emissões de CO2 (as suas e as dos entregadores), valorizando os produtos locais;
- E muito mais!
Então faça as contas, consulte as variáveis e acredite que vale a pena comprar nas lojinhas da esquina, do seu bairro, da sua cidade ou do seu país. Eu e milhares de outros pequenos empresários agradecemos e prometemos fazer o nosso melhor!